MEGA STOON

segunda-feira, 8 de julho de 2013


Novos cosméticos surgem no mercado para combater os estragos do açúcar na pele

Chamados de antiglicantes, novidades tem tudo para virar os novos antioxidantes


Antiglicantes da La Roche-Posay e Melora Foto: Divulgação
Antiglicantes da La Roche-Posay e Melora Divulgação

RIO - Que exagerar na dose do açúcar faz mal à saúde, todo mundo sabe. Mas estudos recentes vêm movimentando o meio dermatológico nos congressos e aquecendo ainda mais a discussão em torno do tema. Os resultados levam à conclusão de que este doce vilão acelera o envelhecimento cutâneo. Ou seja, cair de boca em sobremesas açucaradas e massas, por exemplo, dá uma força e tanto para as rugas e a flacidez aparecerem mais precocemente.Por isso, é bom atentar para a palavra do momento quando o assunto é beleza: antiglicante. É a denominação para as substâncias com o poder de ajudar a frear o estrago do açúcar. A tendência é que elas se tornem tão almejadas quanto os antioxidantes. A associação de antiglicantes com antioxidantes, aliás, é a dobradinha recomendada na busca pelo rejuvenescimento.
A dermatologista Vivian Amaral explica que o excesso de glicose desencadeia um processo chamado glicação.
— É quando os açúcares se ligam a algumas proteínas da pele, danificando as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação cutânea — diz a médica.
Maria Paulina Kede, outra dermatologista que acompanha de perto as pesquisas, acrescenta que a degradação do colágeno contribui ainda para o aumento de radicais livres.
— Por este motivo, é importante a utilização de antiglicantes juntamente com antioxidantes. Hoje, fala-se que a glicação das proteínas é uma das maiores catástrofes metabólicas do organismo — alerta.
Está aí mais um bom motivo para investir numa dieta colorida e pobre em alimentos com alto índice glicêmico (como batata, pão branco e massa não integral, além do próprio açúcar).
Aliado a uma alimentação adequada, o tratamento tópico é bem-vindo. A indústria se apressa em incluir antiglicantes nas fórmulas de cosméticos, e já surgem os primeiros produtos. Um dos ativos mais usados para cumprir a função é a carnosina, feita da combinação de dois aminoácidos.
— A carnosina é o ativo que mais tem comprovação científica nessa área. Ele evita que o açúcar chegue ao colágeno e ocorra a glicação — explica a farmacêutica Paula Cavalcanti.
Um dos lançamentos que apostam na substância é o Derma Clássico, da Dermatus. É um sérum em conta-gotas. Outras novidades com antiglicantes têm a mesma textura fluida, ideal para peles oleosas, como Derm AOX, da La Roche Posay; Neoderm Cosmetics, da Adcos; e Retexturing Activator, da SkinCeuticals. Já o Renovage, da Bioage, tem consistência mais cremosa. O Improve C, da Dermage, e o Endocare Tensage, da Melora, também lançamentos, são indicados para cuidados com a região ao redor dos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário